Monetização de Créditos Tributários: Grave Dificuldade.

Notícia veiculada no Jornal Valor Econômico de 29 de agosto de 2013 sob o título “LBR foi “falha de diagnóstico”, admite BNDES”, lista entre os motivos que levaram à recuperação judicial da empresa – que conta com aportes de cerca de R$ 700 milhões por parte do BNDES – a “dificuldades de monetização de créditos tributários”.

De fato, recuperar créditos tributários junto aos Governos é tarefa extremamente difícil e muito demorada. Isto pode efetivamente inviabilizar empresas e a atenção aos créditos oriundos de transações comerciais (em especial créditos de ICMS) é necessária. A melhor solução é planejar as operações de formas a não gerar créditos.

Sobre José Carlos Guarino

José Carlos Guarino é sócio da empresa Qwert Evolutional Informática e Participações Ltda. (1991) e atua como Consultor de Gestão de Empresas, especialmente em organização administrativo-financeira com implantação de Sistemas Integrados de Gestão, atendendo empresas nacionais e internacionais. É palestrante, especializado em Controle Fiscal (Radar Fiscal) e Substituição Tributária no mercado atacadista, e articulista da Revista Mercado Automotivo nos temas acima. Autor do livro ‘Sistemas Integrados de Gestão – Desafio à Competência’. Bacharel em Ciências Contábeis pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, pós graduado em Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e MBA-Executivo em Finanças pelo INSPER-São Paulo (Ex Ibmec), freqüentou diversos cursos e treinamentos relacionados com administração e gestão de empresas no Brasil e exterior (Estados Unidos, Espanha, Itália e Alemanha). Foi Diretor Financeiro das empresas Delta Metal Ltda. (Delta Group, PLC) e Health de São Paulo – Assistência Médica Ltda. Foi Controller na Esselte-Meto Brasil (Esselte-Pendaflex Group), Fundação Padre Anchieta – Centro Paulista de Rádio e TV Educativas, de São Paulo e Gerente Administrativo da Rolamentos CBR Ltda (SKF do Brasil). Foi Auditor Interno da SKF Rolamentos Ltda. e professor de Auditoria na Universidade São Judas Tadeu, de São Paulo.
Esta entrada foi publicada em Apresentação. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.