Seus Créditos Originados de ICMS-ST Estão Ficando Enormes:

Já pensou em recuperar o ICMS-ST sobre as operações que não tem incidência? Procedimentos de cálculo de preços de venda e registro contábil podem resultar em pagamento de impostos sobre créditos de difícil recuperação. Isto pode representar muito dinheiro e todo cuidado é necessário para evitar problemas posteriores. Fale conosco. Temos soluções efetivas para resolver este problema.

Quanto maior o % de Margem de Valor Agregado aplicado ao produto, maior a representatividade. Considere uma compra de Autopeça, com o atual  65,94% (SP) de MVA, IPI de 10% e ICMS Interno de 18%. Na Venda para outro Estado, com alíquota interestadual de 4%, a seguinte conta deve ser feita:

Considerando um Valor de $ 100,00, posso ter um crédito de ICMS na compra de $ 18,00 + ICMS-ST de $ 14,86 = $ 32,86. Aplicando um Markup de 50% na venda, será devido o valor de $ 6,00 pela operação interestadual ($ 150,00 @ 4%). O crédito líquido será de $ 32,86 – $ 6,00 = $ 26,86, o que é muito dinheiro para esquecer! Porém, é quase impossível recuperar estes créditos em curto prazo. Evitar a geração de créditos é fundamental, o que só pode ser viabilizado com um seguro planejamento operacional.

Sobre José Carlos Guarino

José Carlos Guarino é sócio da empresa Qwert Evolutional Informática e Participações Ltda. (1991) e atua como Consultor de Gestão de Empresas, especialmente em organização administrativo-financeira com implantação de Sistemas Integrados de Gestão, atendendo empresas nacionais e internacionais. É palestrante, especializado em Controle Fiscal (Radar Fiscal) e Substituição Tributária no mercado atacadista, e articulista da Revista Mercado Automotivo nos temas acima. Autor do livro ‘Sistemas Integrados de Gestão – Desafio à Competência’. Bacharel em Ciências Contábeis pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, pós graduado em Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e MBA-Executivo em Finanças pelo INSPER-São Paulo (Ex Ibmec), freqüentou diversos cursos e treinamentos relacionados com administração e gestão de empresas no Brasil e exterior (Estados Unidos, Espanha, Itália e Alemanha). Foi Diretor Financeiro das empresas Delta Metal Ltda. (Delta Group, PLC) e Health de São Paulo – Assistência Médica Ltda. Foi Controller na Esselte-Meto Brasil (Esselte-Pendaflex Group), Fundação Padre Anchieta – Centro Paulista de Rádio e TV Educativas, de São Paulo e Gerente Administrativo da Rolamentos CBR Ltda (SKF do Brasil). Foi Auditor Interno da SKF Rolamentos Ltda. e professor de Auditoria na Universidade São Judas Tadeu, de São Paulo.
Esta entrada foi publicada em Soluções e Serviços e marcada com a tag . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.